O Hyundai Creta vendido na Índia e o modelo que chegará ao Brasil em 2024 compartilham várias semelhanças, como o design alinhado à nova identidade visual global da Hyundai, com grade frontal renovada e faróis em LED. Ambos também oferecem alta conectividade e tecnologias avançadas de assistência à condução.
No entanto, o modelo indiano conta com mais versões de motorização, incluindo opções a diesel, e variantes de 7 lugares (Alcazar), que não estão confirmadas para o Brasil. Além disso, a versão brasileira deve ter foco em motores flex, típicos do mercado local.
O Hyundai Creta vendido na Índia e o modelo que chegará ao Brasil em 2024 compartilham várias semelhanças, como o design alinhado à nova identidade visual global da Hyundai, com grade frontal renovada e faróis em LED. Ambos também oferecem alta conectividade e tecnologias avançadas de assistência à condução.
No entanto, o modelo indiano conta com mais versões de motorização, incluindo opções a diesel, e variantes de 7 lugares (Alcazar), que não estão confirmadas para o Brasil. Além disso, a versão brasileira deve ter foco em motores flex, típicos do mercado local.
Os preços do Hyundai Creta na Índia começam em aproximadamente 1.050.000 rúpias indianas e podem chegar a mais de 2.000.000 rúpias, o que equivale a cerca de R$ 68.500 e R$ 130.500, respectivamente, considerando a cotação de 15,32 rúpias por real.
O Hyundai Creta indiano tem preços que, quando convertidos, parecem bastante competitivos para os padrões brasileiros, com valores entre R$ 68.538 e R$ 104.439. Esse custo mais acessível pode ser explicado por uma série de fatores. Um dos principais é a oferta de versões com câmbio manual, que ainda são muito populares no mercado indiano. Enquanto no Brasil a preferência pelo câmbio automático é dominante, na Índia o manual continua sendo uma escolha econômica e prática para muitos motoristas.
Outro aspecto relevante é a própria estrutura de produção e os incentivos fiscais no país asiático. A Índia é um dos grandes polos de fabricação de veículos da Hyundai, o que permite uma redução de custos logísticos e de impostos. Além disso, a configuração do Creta indiano inclui opções a diesel e motores menores, que também ajudam a baixar o preço final. No Brasil, onde o Creta deve chegar com motorizações flex e foco no conforto e tecnologia, o custo tende a ser um pouco maior, especialmente porque há uma expectativa por um pacote de itens mais sofisticados, como câmbio automático de série.
Essas diferenças fazem com que o Creta indiano tenha uma pegada mais acessível e voltada a um público que busca economia, enquanto o modelo brasileiro se posiciona como um SUV de perfil mais premium, refletido também no preço.
O Hyundai Alcazar, que é uma versão maior e mais espaçosa do Creta, com três fileiras de assentos, custa cerca de 1.500.000 rúpias na Índia na versão de entrada com câmbio manual, o que equivale a aproximadamente R$ 97.911. Essa opção é voltada para quem busca um SUV com capacidade para até sete pessoas, oferecendo um excelente custo-benefício para famílias maiores no mercado indiano. Ele custa perto de 1/3 a mais que o Creta equivalente.
Quanto à perspectiva do Alcazar no Brasil, ainda não há uma confirmação oficial de sua chegada. No entanto, há uma crescente demanda por SUVs maiores no país, o que faz desse modelo uma opção interessante para expandir o portfólio da Hyundai no Brasil, já que a Citröen acabou de lançar o Aircross de 7 lugares por aqui.
Caso seja lançado, ele pode até competir, em luxo e requinte, com SUVs de sete lugares já presentes no mercado, como o Jeep Commander, mas possivelmente com um preço mais acessível, dada a proposta da Hyundai de entregar veículos bem equipados por valores competitivos.
No entanto, tudo que há, no momento, é esperança. Não há o menor sinal de lançamento do Alcazar no Brasil, por enquanto.
Imagens: Hyundai Creta 2025 indiano. Reprodução/Hyundai
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