O novo veículo será lançado como um SUV compacto híbrido e como parte da família do Panda, exclusivo do mercado europeu. Ele será produzido em Betim (MG), que já tem experiência agora deve contar com grandes investimentos para esse projeto, mas só estará disponível nas concessionárias em 2026.
A notícia foi confirmada por Juliano Almeida, atual vice-presidente de compras do Grupo Stellantis na América do Sul, durante o evento Sindipeças.
O projeto F1H, também chamado de Argo Next Gen, na verdade, trata-se do projeto anterior do Argo, conhecido como Projeto 328. Pode até parecer confuso, mas a Fiat costuma utilizar mais de uma nomenclatura para designar os seus projetos.
Mas ainda há muito mais além disso. Confira!
Atualmente, todos os modelos da marca que rodam no Brasil foram projetados por aqui e ainda conseguem atender aos países do mercado latino. Enquanto os veículos desenvolvidos na Itália não são vistos por aqui.
Entretanto, os executivos da matriz querem mudar essa disparidade, juntando a linha de produção do velho continente com a América Latina.
É o primeiro projeto da Fiat – já no grupo Stellantis – para o desenvolvimento de veículos que atendam a Europa e a América Latina, e, assim, tornar os negócios mais lucrativos.
A partir dessa estratégia, os veículos atenderão os diferentes públicos desses mercados com diferenças singelas, semelhante ao que vem sendo feito pela Volkswagen.
Além de atender a esse conceito, o Argo se alinha a uma proposta mais ampla. Ele será o primeiro produto no qual a Fiat apresenta a sua estratégia para unificar a linha europeia com a de outros países onde a empresa atua mundo afora.
Mas, calma lá! Isso não quer dizer que o público verá o Argo rodando pelas ruas da Europa. Na verdade, por lá ele será vendido com o nome de Panda e será totalmente elétrico, enquanto, no Brasil, o novo Argo mantém o nome e será o primeiro híbrido da fabricante italiana no país.
A tendência é de que o Panda e o Argo alcancem patamares de sofisticação mais elevados, com o Panda chegando a substituir o 500X, e o Argo ainda mais aprimorado que o Pulse.
Desde a criação da Stellantis, em 2019, a partir da unificação da Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep, o compartilhamento de estruturas, peças e tecnologias entre as empresas do grupo, fazem parte dos projetos compartilhados entre elas.
O novo Argo promete entregar diversas tecnologias inovadoras, como a plataforma CMP, a mesma já instalada no Peugeot 208, Citroën C3 e também no Avenger. No Brasil, ele será o primeiro híbrido do tipo plug-in da Fiat lançado no país.
Na verdade, a Stellantis está padronizando a plataforma STLA para todos os seus veículos, seja de qual for a sua linha ou marca. Enquanto isso, ela continua com a CMP, por ser muito mais barata e, assim, não interferir nos preços dos seus carros de entrada e muito menos em suas vendas nos países emergentes.
Além da plataforma CMP, esse veículo será equipado com um motor 1.0 Turbo Flex T200, combinado com um motor elétrico, e que também traz um sistema de recarga externa. Também deve ser abastecido a etanol, um tipo de tecnologia que já foi confirmado antes pelo conglomerado europeu.
Em relação à motorização, no Brasil, devem ser comercializadas versões híbridas para os modelos de entrada, e versões híbridas plug-in para os modelos topo de linha.
Os seus traços são inspirados nas características da nova geração do Panda – reservado para o mercado europeu -, que seguem o conceito Centoventi. Mas o que é esse conceito? Entenda a seguir.
Essa proposta apresentada pela Fiat em 2019, é a solução de mobilidade elétrica da fabricante e com acessibilidade para qualquer público.
Nesse sentido, a fabricante já conta com os modelos elétricos Fiat 500 e o E-Ducato. Além disso, ela também tem investido no desenvolvimento de tecnologias híbridas, como o Fiat 500X. Essa é uma maneira de transferência gradual para a mobilidade elétrica.
Em italiano, Centovint significa “cento e vinte”, em alusão aos 120 anos de fundação da Fiat, em 11 de julho de 2019.
Enquanto o projeto está em fase de elaboração e já se encaminhando para entrar em produção, a Stellantis já está em processo de preparação das linhas de produção do Complexo de Mirafiori, em Turim, ao norte da Itália, para começar a produzir o Panda. Assim, ele chega primeiro na Europa.
No Brasil, o novo Fiat Argo será produzido em Betim (MG), mas só deve chegar entre o final de 2025 e os primeiros meses de 2026, mas ainda sem uma data definida. A previsão é de que sejam produzidos cerca de 100 mil veículos por ano, incluindo os modelos para exportação.
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Na imagem, o conceito Fiat Centoventi, que deve inspirar o novo Argo.
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